Como cadastrar uma lista?
Voltar ao índice

Cadastrar uma lista na Táxeus é fácil, rápido e intuitivo. A plataforma permite que tanto leigos quanto especialistas possam realizar essa atividade.

Os primeiros passos são se cadastrar no site e fazer login, para ter acesso ao seu Painel de controle. No painel, localize a seção "Colaboração" e clique na opção "Cadastrar nova lista".

O cadastro da lista é composto por quatro etapas, a saber:

1. Identificação. Nessa etapa são informados os dados para identificação da lista. Data de elaboração, autores, título e tags que facilitem sua localização pelo mecanismo de pesquisa do site. Há ícones de ajuda ao lado dos campos com orientações para seu preenchimento de forma adequada. Uma observação para o campo "Visibilidade": listas com visibilidade privada serão visualizadas apenas por quem as cadastrou, listas públicas poderão ser visualizadas por qualquer pessoa que acessar o site. Uma vez preenchidos os campos, clique em "Espécies".

2. Espécies. As espécies podem ser incluídas nas listas de quatro formas. (1) Por digitação dos nomes: permite que sejam digitadas partes de um dos nomes - científico, comum em Português ou em Inglês - de cada espécie e o sistema apresenta sugestões de nomes completos para seleção. (2) Importação de arquivo: são aceitos arquivos nos formatos XLS e XLSX, do Excel. (3) Cadastro com base em outra lista: permite que seja localizada uma lista já cadastrada no site, que será utilizada como base para a sua. Em seguida, basta selecionar as espécies comuns entre as duas. (4) Espécies cuja identificação tenha sido imprecisa também podem ser incluídas nas listas, desde que seja identificado ao menos seu gênero, pois precisam ser informados no mínimo o gênero e o índice de imprecisão (aff., cf., sp. ou spp.). Caso a imprecisão seja aff. ou cf., é possível informar também a possível espécie. De acordo com a opção escolhida orientações mais detalhadas serão exibidas na tela. Ao terminar, clique em "Registros"

3. Detalhamento dos registros. Podem ser infomados registros específicos para cada espécie da lista ou registros em lote, comuns a várias espécies. A única informação obrigatória para a informação de um registro é o município no qual ele foi realizado. No entanto, pode-se detalhar mais, informando a data, local, coordenadas lat/long, e observações. A partir do detalhamento dos registros o sistema passa a exibir automaticamente em um mapa (do Google Maps) o local onde a lista foi elaborada. Para saber mais sobre a importância do detalhamento e onde mais essas informações são utilizadas, leia o documento Informações sobre detalhamento dos registros .

4. Bibliografia. Essa etapa é divida em duas seções. A primeira compreende o preenchimento de informações para citação bibliográfica do trabalho. Após informar e salvar esses dados o sistema gera automaticamente uma sugestão para citação da lista. A segunda compreende o cadastramento das referências bibliográficas utilizadas para a elaboração da lista, caso existam. Podem ser cadastradas tantas referências quantas forem necessárias para documentar os trabalhos utilizados para elaboração da lista.

Terminando, clique em "Visualização" e veja como ficou a lista!

Voltar ao índice

Modificado pela última vez em 23/12/2012.