Compartilhamento de listas
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O compartilhamento permite que mais de um usuário tenha acesso a uma mesma lista cadastrada, seja para manutenção ou apenas para visualização de seu conteúdo. Esse recurso permite que o usuário responsável pelo cadastramento conceda permissões de acesso à sua lista. Assim, mesmo com visibilidade privada, ela poderá ser visualizada e até gerenciada por mais de um usuário, desde que o responsável pelo seu cadastramento conceda a outros usuários permissão para isso.

Como se compartilha uma lista? No painel de controle, na seção "Colaboração", foi incluída uma nova opção à direita dos dados de cada lista cadastrada. Clicando nesse link será exibida a tela de compartilhamentos da lista. Para incluir um compartilhamento o reponsável deve escolher um usuário e a permissão de acesso a ele concedida. É possível também convidar pessoas que ainda não estejam cadastradas no site para que se cadastrem e tenham acesso à lista, tratadas nesse caso como "Convidados". Assim que o convidado se cadastrar no site o sistema altera os dados do compartilhamento, substituindo os dados usados para o convite por seus dados de cadastro. Essa operação só funciona se o convidado se cadastrar no site utilizando o e-mail para o qual foi registrado o compartilhamento. Em ambos os casos será enviado automaticamente um e-mail para a pessoa com quem o compartilhamento foi realizado. As permissões de acesso são tratadas da seguinte forma: "Visualização" permite que os usuários com os quais a lista foi compartilhada consigam visualizar os dados da lista, localizá-la através de pesquisa, usá-la como base para cadastro de outras listas, dentre outras atividades, mesmo que a lista seja de visibilidade privada para os demais; "Manutenção" permite que os usuários com os quais a lista estiver compartilhada consigam além de visualizá-la, alterar seus dados. Implicitamente, usuários que têm permissão de manutenção têm também permissão de visualização.

Restrições à permissão de manutenção: apenas o responsável pela lista terá permissão para excluí-la ou cadastrar seus compartilhamentos.

Histórico de manutenções: para informações sobre as manutenções realizadas nas listas fica registrado no banco de dados da Táxeus um histórico, contendo informações sobre as últimas manutenções realizadas (quando, quem e o que fez). Para visualizá-lo foi criado um novo link na página de visualização de listas, seção "Mais informações".

Trabalhando com listas compartilhadas: uma vez compartilhada, a lista passa a constar em uma tabela na seção "Colaboração" do painel de controle do usuário com o qual foi compartilhada. Ainda no painel de controle serão exibidas as opções que usuário tem para as listas que foram compartilhadas com ele, de acordo com a permissão de acesso concedida.

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Modificado pela última vez em 13/12/2011.