Informações sobre detalhamento dos registros
Voltar ao índice

A Táxeus tem por objetivo ser mais que uma ferramenta para cadastro e localização de listas: nossa base de dados pode ser uma importante fonte de informações sobre a biodiversidade brasileira. Para isso, estamos desenvolvendo gradativamente consultas e ferramentas que apresentem aos usuários informações precisas e consolidadas. O objetivo desse documento é abordar a importância de detalhar os registros das espécies constantes nas listas e mostrar quais funcionalidades já disponíveis no site podem ser melhor aproveitadas a partir dessas informações.


O que vem a ser "detalhamento dos registros"?
É uma opção para que os responsáveis pelo cadastramento das listas possam informar, com mais precisão, dados sobre as espécies que nelas constam. Atualmente pode-se informar para cada espécie das listas registros (um ou mais para cada espécie) com as seguintes informações: UF, cidade, data, local, latitude/longitude, métodos (auditivo, fotografia, gravação sonora, pegada ou visual) e observações.


Como é feito o detalhamento?
Na parte superior de cada página do cadastro da lista há a opção "Detalhamento dos registros". Clicando nesse link o responsável será direcionado para a tela onde será possível detalhar os registros de cada espécie. Caso queira informar dados comuns a várias espécies, existe uma opção que permite que as informações sejam incluídas em lote, evitando o retrabalho de digitá-las para cada espécie às quais se aplicam. Para incluir registros em lote localize o link "Clique aqui para informar dados comuns aos registros de várias dessas espécies" na página de detalhamento.


Como essas informações são utilizadas?
Os dados fornecidos atualmente são utilizados em pesquisas, mapas e visualização de sazonalidades.

- Pesquisas: na tela de pesquisa de listas são apresentadas as opções de filtro "UF" e "Município". Esses campos do filtro só são devidamente tratados para espécies das listas que têm essas informações cadastradas nos campos apropriados em seus dados gerais e/ou registros.
Observação: o mecanismo de busca do site pode tratar também os valores dos campos "Título" e "Marcadores (tags)" da identificação da lista, mas por serem campos cujos valores digitados livremente não há como identificar erros de digitação e abreviações nesses campos. Isso torna a pesquisa menos eficiente do que a realizada diretamente nos campos específicos para informação de "UF" e "Município". Um exemplo: "BH" é diferente de "Belo Horionte" e ambos são diferentes de "Belo Horizonte" para os filtros das pesquisas puramente textuais.

- Mapas: na página de visualização de listas está disponível a opção "Mapa e registros", onde é exibido um mapa, disponibilizado através de integração com o Google Maps, mostrando a localização da cidade ou local específico em que os registros foram realizados. Os pontos no mapa são marcados a partir da latitude e longitude informadas para os registros, ou da sede do município (de acordo com o IBGE), caso as coordenadas exatas não tenham sido informadas. Veja um exemplo!

- Visualização de sazonalidades: ainda na página de visualização de listas é exibida a opção “Sazonalidades”, que consolida os registros e exibe a lista com informações de períodos de ocorrência de cada espécie. Os registros podem ser agrupados por dia, mês e ano. Clique aqui e veja esse exemplo.

Voltar ao índice

Modificado pela última vez em 22/04/2013.